05/12/2008

O Deus que Trabalha.

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. - João 5:17

Havia uma festa em Jerusalém e Jesus decidiu participar, indo, passou por um tanque onde ficavam vários enfermos a espera que um anjo passasse e agitasse as águas, pois acreditavam que quando isso acontecia o primeiro que se lançasse nas águas seria curado.

Havia ali um coxo que estava enfermo a 38 anos, ele disse a Jesus que não conseguia chegar a tempo nunca nas águas quando elas eram agitadas.

Jesus se compadeceu dele, o curou e o mandou tomar sua cama e andar.

Os judeus encontrando aquele homem pela rua e disseram para que ele não carregasse sua cama, pois era sábado, e no sábado não poderia trabalhar. Descobriram que foi Jesus que o curara no sábado e perseguiram Jesus tentando matá-lo e então Jesus da esta resposta aos judeus:

Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. - João 5:17

Meditando nesta passagem e conhecendo um pouco da cultura Judaico-Cristã sabemos que era inconcebível para um judeu que o Deus de Israel trabalhasse e era inconcebível também para um grego que um deus trabalhasse.

A idéia de trabalho indica uma necessidade por algo, a busca por algo para satisfação e preenchimento de uma necessidade e Deus não tem necessidade de coisa alguma, Deus é auto-suficiente, Ele é onipresente, onisciente e onipotente. Como poderia Deus trabalhar por algo?

Diria os judeus: Ele só pode estar falando de outro deus, ele esta falando de um dos deuses da Grécia, pois primeiro ele diz que deus é pai dele... e deus não tem filho, depois ele diz que deus trabalha e um deus que trabalha é porque lhe falta algo.

O grego ao ouvir diria: O deus desse Jesus é diferente, nossos deuses não trabalham, nós trabalhamos por ele, e temos que sempre fazer algo para que nossos deuses fiquem felizes e não nos destrua com sua fúria. Mas o Deus desse Jesus de Nazaré trabalha e o filho dele também trabalha, porém este deus é um deus que tem necessidades, ele não é auto-suficiente.

Estamos diante de um dilema aqui, até mesmo nós, que acreditamos e fazemos parte da cultura Judaico-Cristã acreditamos que DEUS não necessita de nada, ele tem todo poder, tem todo conhecimento e esta em todo lugar. Acreditamos que nada lhe falta, porém...

Há algo que falta para DEUS!

Algo que angustia sua alma, algo que de por vez DEUS olha e se entristece, algo que DEUS contempla dia e noite com olhos de amor, algo, ou melhor, dizendo ALGUÉM que Ele criou para ter relacionamento com ele e que deu Sua vida por ele.

Esse ALGUÉM é você!

Sim, você. Em Hebreus 1 o escritor diz que Jesus é mais exata expressão do pai e que é em Jesus que nós conhecemos a verdadeira face de Deus, verdadeira imagem de Deus.

Não mais a imagem Judaica do deus destruidor, vingador, castigador, cruel. Mas o Deus da compaixão, o Deus de misericórdia, o Deus que é a própria expressão do AMOR.

"O Deus que é a própria expressão do AMOR"

Só há uma razão para Deus se mover, e seria por uma necessidade, só há uma razão para que Deus trabalhe, só há uma razão para que o Deus poderoso, supremo, santo se levante do seu trono: o Amor.

E o amor não cabe em si mesmo, o amor não pode ser ensimesmado, por isso Deus criou o homem, porque seu amor não cabia em si mesmo e ele queria se relacionar com alguém semelhante a ele.

Sim, Deus trabalha, trabalha até hoje por você, por mim, e por toda a humanidade que decidiu viver na independência de Deus, Deus trabalha, sim ele trabalha para concertar nossas tragédias, nossas guerras, nosso coração despedaçado e carente de sua presença.

DEUS TRABALHA

Por amor a você.

Angelo de Sa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails