31/10/2010

O evangelho integral para um homem integral.

Nestes dois meses que se antecederam tivemos um crescimento em nossa maneira de encarar igreja, as pessoas e o reino de Deus, estamos passando verdadeiramente por uma metanoia e temos visto convergido nossos corações para a integralidade do ser humano, não somente para pseudo salvação da alma, mas também para a salvação no que diz respeito as emoções, intelecto, vontade e também a saúde do corpo deste ser humano.

Quando pregamos o evangelho abrangendo somente a salvação da alma das pessoas e seu relacionamento com Deus, apesar de estarmos dando as bases do evangelho, não estamos pregando um evangelho completo, estamos deixando de atingir as pessoas onde afeta o seu dia a dia. O que faz de um ser uma pessoa é a sua capacidade de pensar (intelecto), sentir (emoções) e decidir (vontade), é por isso que Deus é uma pessoa, Jesus é outra pessoa o Espírito Santo é outra pessoa e cada um de nós somos uma pessoa diferente, por termos estas faculdades inseridas em nós. E se queremos a salvação de “pessoas” temos que levar o evangelho a todos os campos da vida dessas pessoas, em seu ESPÍRITO, ALMA, E CORPO ou em sua ALMA E CORPO (parte material e imaterial )....como preferir.

O fato é que pessoas pensam, sentem e decidem e a salvação vem sobre os pensamentos, sentimentos e decisões das pessoas e não somente ao “espírito”.

Na verdade, quando a bíblia fala em redenção vai muito mais além, a redenção abrange toda a criação, e toda a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus, e filho é aquele que é gerado pela “semente” do pai, e todo aquele que foi gerado pela “semente” (que é a palavra) do Pai é filho do Pai, sendo filho do Pai, gerado por sua semente, temos o DNA do Pai, e se amamos o Pai, consequentemente os interesses do Pai serão os nossos interesses.

Tendo dito isso acredito que a Teologia da Missão Integral seja digna de maior apreciação de nós que ministramos as pessoas dentro e fora da comunidade. A teologia da missão integral fala sobre isso, sobre a redenção da criação, sobre a salvação do homem integralmente, sobre o cuidado com aquilo que Deus colocou em nossas mãos para cuidarmos, sendo assim não Basta o “Jesus te ama, tem um plano em sua vida e quer te levar para o céu”, há muito mais nesta missão de cooperar com Deus para a obra que Ele nos convidou e nos arregimentou a fazer juntos e gostaria de estimular que em nossas conversações, ministrações, escritos, ministérios, trabalhos dentro e fora da Eclésia nós pudéssemos colocar em pauta que Deus tem interesse na redenção de toda a criação e em tudo que diz respeito ao ser humano, incendiando os corações das pessoas em cooperar com Deus para colocar ordem neste caos que o mundo se tornou, em específico aos “caos” que nos rodeiam.

Para isso é preciso pensar e agir mais em áreas como:

· Cuidado dos domésticos da fé em suas necessidades básicas, como alimentação e vestes.

· Melhor preparação dos jovens noivos para que não casem e venham posteriormente a se entregarem ao divórcio.

· Trabalhar nas convicções dos adolescentes para que não se entreguem ao assédio do mundo pelo sexo e drogas evitando uma gravidez precoce e vícios.

· Trabalhar nossos adolescentes e jovens para que façam cursos técnicos, terminem os estudos, entrem nas faculdades, passem concursos públicos, para assim poderem viver e proporcionar uma vida melhor em sua futura família.

· Fazer chás e eventos trazendo palestras sobre saúde da mulher, administração do lar, cursos para ajuda no orçamento familiar...

· Doação de sangue

· Reciclagem de lixo

· Alfabetização

· Recolhimento de óleo para que não seja jogado nas pias contaminando milhares de litros de água.

· Viabilizar encontros com homens para troca de informações profissionais, administração financeira, palestras sobre saúde do homem, moda masculina para não ficarmos todo “requenguelo”..rs


E muitas outras ações que venham de encontro à vida cotidiana das pessoas e que abranja todas as áreas das pessoas.

Creio que em meio a essas ações estaremos verdadeiramente evangelizando pois é impressionante que nos encontros de Jesus ele tratava tanto de coisas “humanas” como das espirituais, se assim podemos separar....por exemplo:

· Diante da samaritana ele tratou da questão de relacionamento que ela tinha com alguns homens e não se saciava.

· Diante do Jovem Rico ele tratou da questão do dinheiro a qual ele era preso.

· Diante do Zaqueu tb sobre questão de honestidade nas finanças pessoais.

· Diante do gadareno faz uma libertação e deu uma lição nos criadores de porcos provocadores dos Israelitas.

· Diante do mercado que se estava fazendo no templo, desceu o chicote reprovando o fazer da Casa de oração uma feira.

· Diante do corte da orelha de Malco ensinou a Pedro a não agredir as pessoas.

· Fora outros encontros como o de Marta e Maria, Nicodemos etc.

Isso tudo é um processo de ensinar e ajudar as pessoas a viverem a maneira cristã de viver. Infelizmente depois da queda, viver é sofrer de alguma maneira, e cooperar com Deus é amenizar o sofrimento das pessoas que se misturam conosco em nossas vidas.

Creio que podemos ter uma comunidade de pessoas maduras, com suas convicções bem estabelecidas, com relacionamentos bem firmados, com pessoas bem resolvidas financeiramente e familiarmente, com adolescentes e jovens íntegros que não se vendem ao pecado, sim, creio que podemos junto com o Senhor, Aquele que direciona todas as coisas e que sem ele nada podemos fazer, ter uma comunidade onde o ambiente seja uma ante-sala do céu, onde ninguém tem falta de nada pois a falta de um, seja em que área for, é a falta de todos.

Nelo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails