03/04/2011

Eclésia, Ágoras e Encontros Vitais



A Eclésia (em grego: Εκκλησία, ekklesia) era a principal assembléia popular da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era a assembléia popular, aberta a todos os cidadãos homens com mais de dezoito anos. Foi criada por Sólon em 594 a.C.. Todas as classes de cidadãos podiam participar dela. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo. No século V a.C.. havia 43 000 pessoas participando da Eclésia. Originalmente, se encontrava uma vez a cada mês, mas mais tarde se encontrava três ou quatro vezes por mês. Os assuntos eram estabelecidos pelo Bulé. Os votos eram contados pelas mãos.

Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica. Normalmente era um espaço livre de edificações, onde as pessoas costumavam ir configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência. É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (assim como o pnyx, o espaço de realização das eclesias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas póleis da antiguidade.

Encontros Vitais, a palavravital” se refere a vida, que torna possível a manutenção da vida, que é essencial, fundamental, que tem importância fundamental e Encontros Vitais são encontros onde o essencial para que a vida esta presente, crescente e fluente.

Portanto, em nosso contexto, Eclésia somos todos nós que um dia foi atingido pelo amor de Jesus Cristo, nós, sem distinção de cor, raça, posição social que nos reunimos em Ágoras com ou sem paredes para realizar Encontros Vitais onde a vida de Deus (ZOE) possa atingir e transformar o máximo de pessoas possíveis.

A isso damos o nome contemporâneo de Célula, Grupo de Relacionamentos, Pequenos Grupos etc.

Que Deus nos leve a compreender mais e mais esse tema e a pratica-lo com excelência.

Nelo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails