26/12/2008

O que eu espero de 2009?



Hoje é dia 26 de dezembro, ao sentar para escrever, um hábito que gosto de cultivar fiz uma prosa monologa (vixe, agora falei difícil) no intento de sondar meu coração minhas expectativa para o ano de 2009. Bom, olhando para o ano de 2008 deixo rastros de muita alegria, choros, porém por causa de meu temperamento fleumático o maior rastro é de um coração sereno e confiante no Senhor para me ajudar a conduzir esta vida que me proporcionara em parceria de amor.

Sabe, nas discussões teológicas sobre predestinação e livre arbítrio tenho ouvido tantas bobagens, tantos absolutismos que me deixam literalmente tonto e me fez pensar um pouco no assunto e passo abaixo meu modesto pensamento a respeito.

Essa é parte de minha história.

Nasci no Belenzinho/SP de uma aventura amorosa entre José Roberto e Dona Eliete, par que não se tornaram um, cresci em meio a uma favela e estudava em uma escola particular provida por meu pai, pois minha mãe tinha privações financeiras. O contraste social entre a escola e a favela dilacerava minha alma e marcava minha personalidade. Aos 14 anos fui para o SENAI, estudo integral de 7:00 às 17:00, dois anos de estudo e aprendizado onde cada vez mais me interessei por conhecimento e entendimento das coisas.

Começaram as buscas: OSHO, Lao Tze, Platão, Lair Ribeiro e dezenas, ou melhor, centenas de baboseiras e mecanismos humanistas que induziram ao erro e a um caráter aquém daquilo que verdadeiramente seria o “caminho” para minha vida.

Aos 13, mudei-me para Itapevi, terra pra onde não queria vir, trem, ruas sem asfalto, longe de tudo, e pessoas estranhas, mas tive que vir e aqui estou. Aos 18, dia de meu aniversário, fui a uma comunidade convidado por um casal de amigos que eram meus professores da academia de musculação, entreguei-me ao Deus que me formou da terra e me fez alma vivente, entreguei-me a uma jornada a um caminhar em parceria com o Deus Vivo que rege a terra e o universo.

De lá pra cá, depois de passar por essa resumidíssima história, ando nessa jornada, casei-me, tive um filho, divorciei-me e casei-me novamente com a pessoa maravilhosa que esta ao meu lado, dádiva de Deus.

E aí? Pré-destinação ou Livre arbítrio?

Na verdade esse é um labirinto muito difícil de sair e atormenta a alma de muitas pessoas, mas vou colocar meu pensamento a respeito. Creio num Deus que rege todas as coisas, que domina sobre o céu e mar e que nada escapa de seus olhos e seus cuidados. Porém, creio que deus estabeleceu um relacionamento com de parceria com o homem no Jardim do Édem e o constituiu como governador da terra em parceria com o Criador.

Sendo assim, as circunstâncias de minha vida são arquitetadas a quatro mãos, mãos divinas e mãos humanas. Vejo minhas mãos me direcionando para o que é mau, pois “o pecado bate a porta”, e vejo as mãos de Deus me conduzindo para seus caminhos de amor eterno. Vejo eu me entregando ao humanismo e Deus me conduzindo para o conhecimento divino, vejo eu me entregando a um relacionamento egoísta por motivações incertas e vejo Deus me conduzindo para um relacionamento altruísta que ele possa usar nessa terra.

Sim, eu creio na predestinação, também creio no livre arbítrio. Creio que Deus escolheu a João Batista desde o ventre de Isabel para ser a “voz do que clama no deserto” porém creio que as circunstancias da vida desse João Batista foram conduzidos a quatro mãos, as mãos dele, e as mãos do Divino.

É Assim que eu Creio.....E 2009, o que você espera Angelo?

Seu espero, nessa parceria a quatro mãos, ser eu sensível a voz daquele que tem as mãos mais poderosas para me guiar e conduzir pelos seus caminhos. Quero arregaçar minhas mangas e trabalhar o melhor que posso com minhas mãos, porém confiando que outras duas mãos estão nesse trabalho junto comigo. Quero ser mais útil ao meu Deus e ao meu próximo...

Quero ter uma vida que estimule meu próximo a amar a Deus!!!

Sabe, das enchentes de Santa Catarina nós somos vítimas, porém da fome do próximo, da agonia do coração do próximo, muitas vezes somos algozes. Se tudo fosse Predestinação, não haveria o que fazer diante desses desastres e diante da situação do próximo, e se tudo fosse livre Arbítrio não deveríamos orar pela intervenção divina. Por isso, em 2009 vamos conduzir com nossos braços nossas vidas da forma mais digna possível e confiar que os braços do Deus Aba Pai nos conduzirá em seus propósitos eternos.

Shalom a todos em 2009

Angelo de Sa

Um comentário:

Paulo e Janaina Caetano disse...

É isso ae Nelo adorei seu Site.. muito bacana, continue e cultive esse seu habito de escrever... Deus vai te usar.. em nome de Jesus Cristo.. seja abençoado e receba agora a unção do nosso Senhor e Salvador.

Paulo Roberto Caetano
27/12/2008 12:27h

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails