08/12/2008

UMA FOTOGRAFIA DE DEUS. ( 1° PARTE)

O DEUS Parceiro

Falarei de uma imagem de DEUS e dizer que esta é “a imagem” de DEUS seria pretensão de que esta imagem seja a única. Quanto maior o conhecimento bíblico, maior e com contornos diferentes será a imagem que poderemos desenhar do DEUS que conhecemos. Quero lhe meditar na imagem mostrada em gênesis 1,2,3 e esta imagem poderá ser embasada na leitura de toda escritura pois a bíblia é um todo.

Partiremos da seguinte pergunta:

QUEM É ESTE DEUS?

Ouvi uma vez que para entender DEUS, a natureza e a humanidade devemos partir do princípio de que DEUS, é um DEUS de PARCERIA, QUE DA POSSIBILIDADES E ASSUME PROBLEMAS.

Três (P) PARCERIA => POSSIBILIDADES => PROBLEMAS

Nesses três capítulos do Genesis vemos DEUS criando ALGO e colocando ALGUÉM, que a bíblia em Genesis 1.26 vai chamar de ser humano para administrar esse ALGO sob a sua supervisão vespertina. DEUS cria alguém muito parecido com Ele, porém não é como ele, não é uma extensão dele, mas diferente dele e menor que ele.

Este alguém não é perfeito, o único que é perfeito por definição é DEUS, e DEUS cria este alguém imperfeito para se relacionar com ele e estabelece uma PARCERIA com este alguém delegando a ele autoridade assim como esta escrito:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gn. 1.26

O amor revela-se no altruísmo, ele da espaço para a existência de outros a seu redor, e esse espaço é tão grande que esses outros “alguém” tem liberdade para rejeitá-lo como amor. DEUS cria este alguém num ato de amor, pois numa relação de amor na qual o objeto do amor não é livre para rejeitar o amor não é uma relação de amor e sim uma relação de posse, é uma tirania, é um abuso, é um domínio, é um controle.

DEUS também dá a este alguém ordens:

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gn 1.28

O homem é chamado para ser co-administrador da criação, para uma administração a quatro mãos. Porém DEUS não foi irresponsável, DEUS vinha todos os dias a tardezinha para supervisionar a parceria e ter relacionamento com o alguém que criou. DEUS cria o algo, faz um alguém para cuidar do algo estabelece uma parceria e também critérios nesta parceria, limites nesta parceria.

Então DEUS celebra um acordo com o homem dizendo que ele poderia comer de tudo que havia no jardim, porém não do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal não coma, pois no dia em que a comer ele morreria.

No próximo post falarei sobre a possibilidades inerentes a essa liberdade, a essa parceria que DEUS fez com este alguém.

Baruc Haba Hashem Adonai
Bendito o Que Vem em Nome do Senhor

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails