08/12/2008

UMA FOTOGRAFIA DE DEUS. ( Última Parte )

A confabulação divina continua.

DEUS diz ao Filho: Vamos para fora do paraíso buscá-los, mas nós temos que ir radicalmente para fora do paraíso.

O Filho responde: Vamos.

Neste momento os anjos começam a conversar: Xi, será que vai dar certo, as probabilidades e possibilidades são as piores.

Mas Deus continua sua sina e leva as últimas conseqüências o estar fora do céu e estar fora do paraíso.

E quando Jesus chega a Jerusalém ele diz: Jerusalém, Jerusalém que matas e apedrejas os profetas quantas vezes eu quis juntar vocês meus filhos, como a galinha junta seus pintinhos debaixo de suas asas. (Lc 13.34)

Alguém chega para Jesus e diz: Mas, VOCÊ não é deus?

E Jesus responde: Eu e o Pai somo um. (Jo 10.30)

E a pessoa questiona: Ora, Deus não é poderoso?

E Jesus responde: Somos, eu e o pai, somos poderosos. Aliás, todo poder e autoridade o pai me deu, VOCÊ não viu que eu andei sobra as águas, curei leprosos e disse a natureza e ela me obedeceu? Poder... VOCÊ esta perguntando para mim sobre meu poder?

A pessoa volta a questionar: Então por que VOCÊ não desce da cruz e mostra teu poder?

Jesus responde: Porque eu não sou o Deus do poder, eu sou o Deus de amor. Eu não me imponho esmagando consciências pela manifestação do meu poder e da minha força, eu me fragilizo, eu me faço fraco, eu dou espaço para existência de egos que me são contrários, eu dou passos para trás, eu deixo o rebelde existir e o convido para uma parceria de amor. Era assim la no tempo em que vocês se quer existiam, foi essa conversa que eu tive com meu pai e continua sendo assim hoje.

O Deus que se revela aqui no Genesis, é um Deus que por ser amor não pode ficar preso em si mesmo então ele cria o diferente dele para ter relacionamento com ele, mas este que ele cria é livre nesta relação de amor, pois senão não seria relação de amor. E este que ele cria livre, faz com que ele, DEUS, conviva com todas as possibilidades e riscos que são inerentes a uma relação de amor e convivendo com todas as possibilidades e riscos de uma relação de amor ele cria pra si mesmo um grande problema.

E como é que ele se propõe a resolver este problema? Ele não muda a regra do jogo. – eu queria uma relação de amor e agora eu resolvo no poder. Não, ele queria uma relação de amor e ele continua querendo uma relação de amor.

Por isso que quando Jesus esta crucificado e morto, e ali esta a mais exata expressão de um Deus vulnerável, que sendo forte escolheu se fazer fraco por amor, ali esta na cruz do calvário o retrato mais fiel do DEUS do Gênesis.

E quando o apóstolo Paulo vê esta cruz, ele diz: Esse Deus eu quero, pois este Deus me amou, e me amou tanto que me deixou cuspir na cara dele, me amou tanto que me deixou rejeitá-lo, me amou tanto que me deixou dizer não para ele e não desistiu de mim e não desistiu de me amar, e me amou tanto que me deixou matá-lo. Esse Deus eu quero!

E Paulo conclui: É o amor de cristo que nos constrange a viver para ele (II Co 05.14), não é o poder de cristo que nos constrange a viver para ele e sim o Amor de Cristo.

Os gregos se levantam e dizem: Paulo você é louco, como é que um Deus morrer?

Os judeus se levantam e dizem: Paulo você é louco, como é que o messias morre?

Paulo se levanta e diz: Se eu sou louco, é porque meu Deus é louco, louco de amor por mim e por vocês.

Esse é nosso Deus que continua nos convidando para uma parceria de amor. Existem pelo menos 3 tipos de pessoas:

1. Aquelas que são rebeldes e quer tocar a vida e a existência sozinhas, aparte da parceria com Deus. (ateus)

2. Aquelas que querem a ordem, que querem um Deus de poder e ordem. (religiosos e racionais)

3. E aquelas que são constrangidas pelo amor e que conseguem tomar a cruz de cristo como se fosse sua própria cruz e se solidarizar com o sofrimento de cristo, continuar convivendo com o caos e continuar interpelando pelo amor e não desistir nunca apesar de todos os riscos e todas as possibilidades do amor.

Isso me faz lembrar a história do rei que se apaixonou por uma princesa, filha do rei vizinho, foi com toda sua força e todo seu poderio, conquistou o reino vizinho, pegou a princesa e levou pro seu harém, possuiu a princesa, uma noite, duas noites, varias noites e se saciou com a princesa. Mas nunca lhe foi suficiente pois ele olhava nos olhos da princesa e havia alguma coisa que dizia a ele: você tem o meu corpo, mas não me tem, você abusa de mim mas eu não te amo.

O rei se incomoda com isso, e um dia, ele de tão encantado e apaixonado pela princesa a chama e diz: O que é que eu tenho que fazer para ter o seu amor?

A princesa responde: Você pode me dar liberdade, a liberdade de ir embora do seu castelo, do seu harém, da sua alcova, da sua cama.

O Rei diz: Mas se eu deixar você ir embora você vai e eu perco você.

A princesa responde: Mas se eu voltar você me tem de verdade. Ou você me possui a força, mas nunca me tem, ou você corre o risco de me perder e que sabe recebe o meu amor.

Parece-me que essa pequena história reflete bem toda a trama da bíblia sagrada.

Deus olha pra nós e diz: Eu quero com vocês uma relação de amor e para ter uma relação de amor com vocês eu lhes dou a liberdade de ir.

E então nós fizemos o que? Nós fomos

E o que fez deus? Ele veio nos mostrar quanto de fato ele nos ama e olha a distancia cada um de nós circulando por ai no gozo da liberdade e acredito que de vez em quando dos olhos de Deus escorrem lágrimas.

E alguém pergunta: Por que choras? e Deus responde: Por amor.

Os arautos da ordem e os que querem o Deus de poder se ajuntam em redor desse Deus e dizem assim: Por que não te mostras poderoso, por que não revelas a tua força, por que não te apresentas majestoso?

E Deus responde: Por que eu não quero, pois o que se mostra poderoso e majestoso pode tomar posse, mas não tem relação de amor. EU QUERO RELAÇÃO DE AMOR.

Esse é o Deus do livro do Genesis, o Deus da bíblia sagrada, o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo. E para andarmos com ele nós precisamos ter consciências livres, dispostas a conviver com o caos e precisamos assumir que esse caos, não é um caos que causa dor e faz apenas nosso Deus chorar. Nós que somos consciências livres, que nos entregamos a esse Deus para uma relação de amor, nós Também choramos com ele e nós vamos continuar amando e convivendo com esse caos e vamos dizer a Ele que nós entendemos que Ele queria que nós cuidássemos do ALGO numa parceria de amor. Nós estamos aqui e queremos ser essas consciências livres que desenvolve com Deus uma relação de amor e que tenta cuidar do algo numa parceria com Deus.

Porém, podemos dizer: Deus, o Sr há de convir que a serpente continua falando, os rebeldes continuam falando, a sua voz é uma das vozes, há muitas vontades ainda em movimento, há muito conflito, batalha, guerra.

E Deus diz: Eu sei, mas meu projeto original continua valendo, eu continuo querendo consciências livres que andam comigo por amor e cuidem comigo de tudo isso que eu criei e é muito bom ser parceiro seu.

E nós dizemos: Que isso, o privilégio é nosso senhor.

Esse é o evangelho, é o Deus de amor se revelando o tempo inteiro, convidando consciências livres para que em uma parceria com ele cuide deste algo, ainda que custe caro, que gere dor, lagrimas. Mas nós somos aqueles que dizem ao Pai: Conte comigo, eis me aqui, envia-me a mim. Somos aqueles que estamos aos pés de Jesus e ele diz pra nós: Vocês são o sal da terra e luz do mundo, não se esqueçam, é a nossa parceria de amor.

Somos aqueles que estão aos pés de Jesus e ele diz: Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos, não cedam a tentação de querer dar uma de leão no meio dos lobos, vocês são ovelhas no meio dos lobos. É uma parceria de amor, é na fraqueza, é ovelha, é o cordeiro mudo. Não tente cativar o mundo com poder, não funciona é com amor.

Aliás, vem aqui pessoal, pegue uma bacia e me de toalhas, sentem-se eu vou lavar os pés de vocês. Mas o Sr é Deus. Sim, eu sou o Deus de amor, sou servo sofredor, eu lavo os pés, é assim que eu cativo, é o amor que constrange. Não se esqueçam, não caiam na tentação de querer conquistar o mundo com um cetro, não funciona, é com a toalha e a bacia, não é como leão, é como cordeiro, não é no poder é no amor, não é na força, é na lágrima, na compaixão, na solidariedade.

É, mas aí eles vão tripudiar encima da gente. Eles vão meter uma coroa de espinhos na nossa cabeça, vão nos esmurrar e cuspir em nossa cara.

E Jesus, neste momento lembra-se de sua conversa quando seu Pai estava falando a ele que queria buscar o homem de volta e diz a mesma coisa que ouviu de seu Pai:

É provável, MAS VC SABE NÉ?

E complementa: EU NÃO SOU O DEUS DE PODER, E SIM DO AMOR.

E diz mais: Não deixem em hipótese alguma essa vocação que eu lhes dou e que lhes faço para uma parceria de amor, saiam como ovelhas no meio de lobos, saiam com a bacia e a toalha, saiam em fraquezas, saiam em amor, porque assim a gente consegue um mínimo de jardins no meio desta terra seca que é esse mundo construído pelos rebeldes.

Desde minha infância tenho crido em um DEUS segundo a imagem de meus mentores e da crença dos ministérios por onde passei, pra uns DEUS é um DEUS vingativo, para outros o DEUS de poder, para outros o DEUS de justiça, e na verdade ele o é, porém, o DEUS revelado em Genesis de um a três e revelado na vida do seu filho Jesus é a mais exata imagem de DEUS, a mais refinada, a maior expressão do Pai é o seu filho Jesus. Vemos isso descrito no livro escrito aos judeus, homens que criam no DEUS de Juízo, de poder e vingança, e esta escrito assim:

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;

3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas,

E se me permite deixar um conselho, se quiser entender, conhecer e se parecer com mais com DEUS? Observe Jesus, aprenda com Jesus, imite a Jesus. Ele é a mais exata expressão do Pai.

Baruc Haba Hashem Adonai
Bendito o Que Vem em Nome do Senhor

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails