14/01/2009

Uma Reflexão sobre Discipulado - Parte II

BEM, QUAL É A PORTA DE ENTRADA DE UMA PESSOA PARA UMA MANEIRA CRISTÃ DE VIVER?

Encontramos a resposta em Mateus 28:18 o batismo é a porta de entrada para o cristianismo, após isso a pessoa é considerada pelo IBGE um cristão, o IBGE passa na frente da casa e agora eles perguntam se é evangélico praticante ou não praticante, antigamente não tinha isso, somente católicos não praticantes.

Para nosso Senhor Jesus, o discipulado não é doutrinação, treinamento, formatação comportamental e muito menos inserção religiosa. Para Jesus:

Discipulado é um processo de aprender a viver!!!

Discipular é aprender a viver, tem a ver com conduzir a vida. Jesus disse para irmos e fazer discípulos, batizando e ensinando a obedecer a tudo que ele, Jesus ordenou. Veja bem, não é ensinar tudo que Jesus ordenou, mas sim ensinar a obedecer, pois ensinar o que Jesus ordenou, nós podemos fazer com livros, cds, ministrações, CTL, TADEL, CÉCULAS, etc. isso tudo serve para ensinar o que Jesus nos ordenou, mas isso não é discipulado, discipulado é ensinar a guardar, ensinar a obedecer ao que Jesus ordenou, e isso não se aprende com doutrinação, treinamento, formatação e inserção religiosa.

Trata-se de ensinar como, e não o que. Trata-se de mostrar, e não somente dizer.

Veja bem, eu me reúno com você e começo a dizer que Jesus disse que você tem que perdoar sua mulher, tem que perdoar seu patrão, seus filhos etc e te dou a base bíblica para o que estou dizendo Mt 18 e Gl 6 vou em minha apostila de discipulado e marco nela que já ensinei a vc o que é perdão e como deve se portar ao necessitar de perdoar alguém.

Ensinei???

Ensinei nada, pois a grande questão do discipulado não é ensinar o que Jesus ensinou, não basta que eu diga a você o que Jesus quer que você faça, eu preciso ENSINAR a você OBEDECER o que Jesus quer que você faça. É ensinar a obedecer o que Jesus ordenou, não somente ensinar o que Jesus ordenou.

DISCÍPULO DE JESUS É ALGUÉM QUE REAPRENDE A VIVER.

Diz respeito a nossa vida, que adquire novas prioridades, novos valores, novas compreensões da vida, tem uma nova cosmovisão, tem uma nova percepção de si mesmo e uma nova percepção de Deus e também com as pessoas, com o trabalho, com o dinheiro, nova relação com o tempo, com o corpo, com sua psique, vontade e suas emoções. O discípulo de Jesus reaprende a viver, e aprende a viver conforme Jesus ensinou a viver e discipular é ensinar a viver como Cristo viveu.

A questão não é o quanto vc sabe de doutrina, é o quanto eu sou generoso, solidário e justo. A questão é o que é que define a sua identidade como pessoa, o que é imprescindível para que vc se torne satisfeito com sua própria consciência.

Discipulado tem a ver com os conteúdos interiores das nossas vidas. Martin Luther King em seu maior sermão em 28/08/1963 chamado “Eu tenho um sonho”:

“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!”

Isso é fala de um discípulo de Jesus, discipulado tem a ver com os conteúdos interiores de nossas vidas e discipular é ensinar a viver.

COMO COMEÇA O DISCIPULADO?

Continua...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails