14/01/2009

Uma Reflexão sobre Discipulado - Parte III

COMO COMEÇA O DISCIPULADO?

Primeiramente com o batismo, é isso que Jesus ensina. E o significado do batismo esta em Rm 6.4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.


O simbolismo é: Eu era uma pessoa, me encontrei com Jesus e a pessoa que eu era morreu e foi sepultada, simbolizamos isso pela imersão nas águas, quando trazemos a pessoa de volta da imersão estamos dizendo que a pessoa que morreu, foi sepultada assim como cristo morreu, e assim como Cristo ressuscitou esta pessoa quando volta da imersão ressuscita também com Cristo para uma nova vida que é uma vida tal que parece até ser uma outra vida. Por isso que a bíblia sagrada diz que no encontro com Jesus nós nascemos novamente.

O discipulado é aprender a viver essa nova vida, aprender a viver como Jesus viveu e andar como Jesus andou. E é isso que Paulo diz em Ef. 4.9 sobre discipulado, fazendo assim suas recomendações a Igreja de Filipos.

Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês. Fl. 4.9

É por isso que não se faz discipulado de púlpito, com dvds, cds de pregações etc. com esses instrumentos nós divulgamos mensagens, até doutrinamos e expomos conceitos, mas discipulado na verdade nós fazemos no choque da vida é quando vc sabe quem seu discipulador é, como é formatada sua família, como é a casa dele, como lida com seus valores, como se comporta. Quando vc conhece a intimidade e pode ver se aquilo que ele fala é coerente com aquilo que ele vive, aí vc estará em uma relação de discipulado. Foi isso que Paulo quis dizer a igreja de Filipos.

Estamos iniciando, eu e a Pol, um relacionamento com dois casais de discípulos novos, antes que nos fossem dados para que cuidássemos não tínhamos muito relacionamento na intimidade, nem temos ainda, estamos nos aproximando. Porém temos plena consciência, que sem relacionamento no dia a dia, sem o choque de personalidades, pensamentos, e temperamentos, sem andarmos juntos, comermos juntos, estarmos juntos no cotidiano, não sendo inconveniente a particularidades que são convenientes apenas a família deles é claro, não teremos sucesso nesse discipulado.

Paulo também escreveu a seu filho na fé Timóteo em II Tm. 2.1,2 dizendo: “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.”

O processo de discipulado é ensinar, e ensinando ensinar a ensinar a outros...rsrsrsr deu nó aí?

É isso mesmo, foi isso que Jesus fez, ensinou, e no ensino que ensinou, estava ensinando seus discípulos a ensinar a outros(desculpe a redundância). Por isso ele disse em Jo 20.21: “Assim como o pai me enviou, eu vos envio a vós.” Querendo assim dizer que assim como Ele os ensinou a obedecer a Deus que eles ensinassem a outros, discipulassem a outros.

A questão é como nós ensinamos aos outros, Paulo disse: “O que vc viu eu fazendo na vida publica e não somente nisso mas no acompanhamento criterioso, no dia a dia...”

“Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!” Tm 3.10,11

Paulo esta Dizendo nesse texto a Timóteo:

“Timóteo, vc tem uma lupa em suas mãos, coloque-a em minha vida e vc verifica o que eu falo, o que eu ensino, mas verifica também a minha conduta ao longo dos anos e mais do que isso, vc conheceu e conhece minhas INTENÇÕES.”

Em outra tradução o texto de II Tm 3.10 no lugar de meu propósito esta a expressão minhas intenções. Algumas pessoas acham que é impossível saber as intenções de alguém, eu também achava, porém Paulo achava que sim, que da para saber as intenções de alguém. Na verdade esta nos olhos, ta na cara, isso se denuncia.

O ex-presidente Lincoln disse certa vez: "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo."

Na verdade, cedo ou tarde vc se denuncia, sua verdade aparece e aquilo que habita no fundo do seu coração é revelado. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. Mt 10.26

Paulo estava dizendo a seu discípulo Timóteo: Você tem visto como eu me comporto, minha fé, minha paciência, meu amor, minha perseverança, tem visto como me comporto em meio as tribulações, perseguições, sofrimentos, quando tenho muito ou pouco e até quando não tenho nada. Você tem visto como me comporto diante da alegria e do luto pois é isso que vc aprendeu, ouviu e principalmente, VIU em mim. Coloque isso em prática!

Isso é discipulado. E é essa a mesma recomendação que Paulo faz a Tito seu discípulo em Creta, eu particularmente considero o texto abaixo como uma cartilha do discipulado:

“Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós. Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador. Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. “ Tito 2.1-11

Vou abrir um parêntese aqui com um apontamento e ja me preparo para as pedradas.


Sobre o conselho as mulheres, isso se faz muito necessário nos dias de hoje. Essa revolução cultural que vivemos em que a mulher não apenas conquistou um espaço fora de casa mas substituiu o espaço fora de casa pelo espaço da casa ou ao contrário, substituiu a casa pelo espaço de fora. A mulher na apenas tornou-se profissional, mas tornou-se profissional as despensas de ser esposas e mães, por isso precisam ser ensinadas. Sei que alguns ao lerem isso dirão que o Angelo esta um pouco legalista, porém é a verdade da palavra e vemos isso trazer conseqüências drásticas em nossa sociedade. Os divórcios estão cada vez mais frequentes e os filhos cada vez mais crescem sem conhecer na intimidade quem são seus pais.

Assim como os homens devem também ser ensinado a ser maridos e pais, é natural do homem caçar, e não é natural do homem cuidar da prole, da prole é natural que a mulher cuide e não é natural da mulher caçar. Nossos valores estão nitidamente invertidos.

Fecho o parêntese, paro por aqui antes que vc pare de ler...rs, pois esse não é nosso assunto. Mas discipulado tem a ver com isso.

Podemos verificar que nos conselhos de Paulo, o que ele chama de “sã doutrina” não é santificação, salvação, predestinação, livre arbítrio como eu já ouvi e se prega. Sã doutrina é amor, pureza, prudência.

Nos versos de 6-10 de Tito 2 diz: “Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós. Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador.

Mais uma vez pergunto para consolidar o conceito: O que é Discipulado? Fazer discípulo é ensinar a viver, não é ensinar outra religião, é ensinar uma outra maneira de viver.

Continua...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails